sábado, 7 de maio de 2011

Encefalite do Cão Pug


Informamos que encerramos as atividades do Blog Doutor Pug. No entanto, convidamos a conhecer o site dedicado especialmente a eles: Pug Brasil o mais completo site do Brasil sobre a Raça, onde você encontra informações completas sobre a Raça, podendo participar do Fórum de Perguntas e Respostas. Esperamos Você!

Encefalite do Cão Pug (PDE) é uma forma única de inflamação do cérebro que afeta pugs adolescentes e adultas jovens. Acredita-se ser uma condição genética, como ninhada de cães e estreitamente relacionadas são frequentemente afetados. É uma doença com evolução rápida para o qual não há cura.

A causa da doença é desconhecida. Apesar de distúrbios infecciosos serem reconhecidos por causar encefalite, a infecção não é, aparentemente, a causa do PDE. Estudos recentes sugerem que uma resposta anormal do sistema imunológico do corpo pode desempenhar um papel no desenvolvimento do transtorno.


A doença é limitada a pugs. Pugs fêmeas são ligeiramente mais prováveis ​​de serem afetados em comparação aos machos. Embora tenha sido relatada em pugs de meia-idade, a maioria dos pugs afetados são menores de 3 anos, e pugs a partir de seis meses podem ser afetados.

PDE é invariavelmente fatal. Todos os cães morrem ou são colocados para dormir dentro de alguns meses após o início dos sinais clínicos.

Os cães afetados apresentam sinais clínicos que indicam um problema com o cérebro e o sistema nervoso. 

Sintomas

Apreensões
Andar em círculos
Pressionar a cabeça contra a parede ou móveis
Ataxia 
Cegueira aparente
Dor de garganta

Consulte seu veterinário imediatamente se algum destes sinais desenvolver.

Diagnóstico

Os testes de diagnóstico são necessários para o diagnóstico PDE e excluir outras doenças, incluindo:


  •  A história completa e exame físico, incluindo uma análise completa do sistema neurológico.
  •  A punção lombar (procedimento no qual uma pequena amostra do líquido que banha o cérebro e a medula espinhal são obtidas e analisadas) podem dar informações úteis para fazer o diagnóstico.
  •  Imagem por Ressonância Magnética (RM), é um teste de diagnóstico que permite a visualização das estruturas do cérebro e é muito útil para fazer um diagnóstico. Ela exige equipamento especializado disponível apenas em centros de referência e universidades.
  •  Análise de tecidos post-mortem, em que uma amostra de tecido do cérebro é examinado após o cão morrer ou for sacrificado, é necessário fazer um diagnóstico definitivo.

  • Tratamento
  • Apesar de a PDE ser invariavelmente fatal, o tratamento pode controlar os sinais clínicos por um breve período de tempo. O tratamento pode incluir o seguinte:
  • Os anticonvulsivantes, como fenobarbital, podem ajudar a controlar crises convulsivas, o sinal clínico mais comum do PDE.
  • Os corticosteróides são fármacos anti-inflamatórios, e podem ajudar a reduzir a inflamação cerebral associada à doença.
  • Os remédios homeopáticos, como o japonês Kampo (um produto vegetal) foram tentados.

    Cuidados e Prevenção

    Administrar todos os medicamentos prescritos.

    Como a doença é parece ser genética, não existem medidas preventivas. Os cães afetados não devem ser criados, e os proprietários de qualquer ninhada ou estreitamente relacionados com os cães devem ser informados de que seu cão é altamente suscetível à doença.
    Importante
    Se seu animal está mostrando sinais de aflição ou você suspeita que seu animal está gravemente doente, contate seu veterinário imediatamente.

    Onde Comprar o filhote de Pug?
    Canil Taj Mahal (especialista em Pugs) possui linhas de sangue consagradas mundialmente com lindos filhotes  massudos e carinhosos. Exemplares com Pedigree, Microchip e Atestado Sanitário.
    Ligue agora para 53 8436 8518 e reserve seu lindo filhote.

  • 8 comentários:

    1. Dr. Pug, boa tarde!
      Achei SUPER INTERESSANTE ter um especialista nessa raça tão delicada!
      Só quem tem um sabe... e eu tenho um casal!!!
      A fêmea é preta e o macho abricó!
      LINDOS OS DOIS!
      Obrigada... Debora! ;)

      ResponderExcluir
    2. Onde eu acho essa medicacão para comprar o japonês Kampo (um produto vegetal)?.

      ResponderExcluir
    3. Olá Dr. Pug

      Tenho uma linda Pug de 12 meses e identificamos o PDE. Não fizemos a tomografia, porém ela tem todos os sintomas citados na matéria acima. Estamos dando toda a medicação receitada para controle.Como consigo mais informações sobre PDE e existe alguma forma de cura? Se não tiver, qual o tempo estimado de vida dos Pugs com PDE?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. bruno, como ficou seu pug? qual foram os primeiros indícios e como foi diagnosticado?

        Excluir
      2. Olá daniel. Tenho uma Pug de 1 ano 2 meses. Aos 11 meses ela teve a primeira convulsão e após a tumografia e a coleta do liquor identificamos a doença. Iniciamos o tratamento com corticóides, quimio e gardenal, mas 3 meses depois ela convulsionou novamente. Hoje, minha filhotinha não está andando e nem enxergando mais. Ainda estamos tentando fazê-la responder ao tratamento, mas a recuperação está muito lenta. A doença não tem cura. Existem vários artigos na Internet falando sobre o assunto, pesquisas, estudos. Mas sinto muito em dizer que não há cura. Faça os exames para ter certeza que se trata da PDE. Abraços.

        Excluir
    4. Onde compro este remédio homeopáticos kampo?

      ResponderExcluir
    5. Onde compro este remédio homeopáticos kampo?

      ResponderExcluir
    6. Eu tbm tenho uma fêmea e pelo sintoma eu acho que ela está com essa patologia, temos que levar no médico veterinário urgentemente.😓

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...