sábado, 30 de abril de 2011

Padrão Comentado

Informamos que encerramos as atividades do Blog Doutor Pug. No entanto, convidamos a conhecer o site dedicado especialmente a eles: Pug Brasil o mais completo site do Brasil sobre a Raça, onde você encontra informações completas sobre a Raça, podendo participar do Fórum de Perguntas e Respostas. Esperamos Você!

Aparência Geral: 
A expressão "multum in parvo" tenta traduzir a principal característica de um Pug, por isso considero que é de vital importância e é a primeira coisa a se observar no cão. O termo compacto significa um cão quadrado (curto), mas com muita substância (boa ossatura e forte musculatura) que também deve ser muito bem observado, pois se ao invés de um cão musculoso tivermos um curto porém obeso, jamais este poderá desenvolver a correta movimentação da raça, a qual veremos adiante.

Temperamento: 
Pug é um perfeito cão de companhia, pois são muito espirituosos e se adaptam a vários ambientes. Gostam de crianças e dificilmente atacariam alguém. Criadores experientes notam uma pequena diferença entre o temperamento dos fawns (dourados) e pretos. Os primeiros são mais tranqüilos e amorosos enquanto que os segundos são freqüentemente mais enérgicos e alertas. Por ser um cão de índole dócil e temperamento tranqüilo, em julgamento cães tímidos ou nervosos devem ser penalizados.


Cabeça: 
Pela grande importância a ser dada à cabeça de um Pug em julgamento e pelas diversas características particulares que possui, prefiro detalha-la em partes:
Cabeça - (como um todo) - deve ser grande e maçuda e deve estar em perfeita harmonia com o resto do cão. Vista de frente, o topo do crânio deve ser plano entre as orelhas e o maxilar inferior deve ser tão largo quanto o crânio, (ao considerarmos os ossos e pele do animal) e mostrar claramente o queixo, que não deve ser projetado para cima. Um maxilar inferior fraco ou retraído tira a expressão típica da raça e é uma falta séria.

Olhos:
O posicionamento e tamanho dos olhos também são muito importantes para traduzir a expressão do cão. Estes devem ser colocados bem separados, possuír pálpebras pretas que são envolvidas pela máscara e não devem mostrar o branco dos olhos. O centro dos olhos devem estar em linha com o topo do nariz e desta forma se encaixarem frente à testa.


Nariz:
O nariz preto do Pug deve ser o mais plano possível contra a face, sem mostrar nenhum sinal descendente, e seu canto interno deve estar em linha com os olhos. Uma dobra ou ruga contínua sobre a cana nasal é preferível.


Focinho: 
O padrão não é tão claro ao definir o focinho do cão, o qual é uma característica muito importante e deve ser o tão curto ou achatado quanto possível, deve ser largo com bochechas cheias e colocado em ângulo reto bem a frente do crânio. Se o mesmo não for largo o suficiente ele terá uma aparência longa perdendo assim o formato plano e largo de uma típica cabeça de Pug.
O focinho não deve ser inclinado para cima (upfaced), característica esta dos Bulldogs e Griffon de Bruxelas. Os lábios superiores devem ser limpos e bem formados sem serem pendentes ou pesados. Máscara e Rugas da cabeça: A máscara deve ser o mais escuro possível, preta. O diamante ou marca no centro da cabeça é o preferido mas não deve ser considerado uma falta se o cão não o tiver. Vale a pena lembrar que o diamante a que se refere o padrão é mencionado no ítem "cor e marcações" , e não deve ser confundido com "rugas". (ver adiante cor e marcações ).
As rugas da cabeça devem ser claramente definidas e profundas sem serem excessivas, ou seja, muitas rugas pequenas e mal definidas.
As rugas da bochecha, que não são referenciadas no padrão, devem ser grandes e de cor preta e dão a aparência final da cabeça do cão.

Orelhas:
O Pug possui orelhas móveis. Quando enrugam a testa e olham alerta as orelhas são trazidas para a face e colocadas moderadamente altas no crânio.
Os cantos internos do topo da orelha devem ser colocados perpendicularmente ao canto externo do olho em nível com o topo do crânio plano. A ponta da orelha não deve estender-se além do olho e deve estar em equilíbrio com a cabeça completa. 
No efeito visual as orelhas em botão dão uma aparência mais larga ao crânio, enquanto que as orelhas em rosa tendem a deixar o crânio menor. Uma orelha em botão gira e o lóbulo cai num triângulo para a frente da face. A orelha em rosa dobra-se com a face interna contra a lateral do crânio, mostrando sua formação interna, como em um Bulldog.

Boca e Mordedura: 
Uma correta mordedura de Pug deve possuir um prognatismo inferior de não mais de 3,2 mm e os incisivos inferiores devem se encontrar em linha reta. Dentes encavalados ou desalinhados, geralmente são causados por maxilares inferiores muito estreitos o que é considerado falta.
A conformação geral da cabeça de um Pug e a espessura de sua bochechas torna muito difícil para o juiz abrir a boca do cão para examinar seus dentes e maxilares, o que pode ser perfeitamente notado ao toque dos dedos de lado a lado com o cão de boca fechada. Os três principais defeitos de boca mencionados no padrão que um Pug pode possuir devem ser notados ao primeiro exame visual da cabeça estando o mesmo também de boca fechada, pois como já vimos acima o Pug deve possuir o queixo ou maxilar inferior aparente visto de frente.

Pescoço:  
A crista ou arqueamento a que se refere o padrão é encontrado em uma suave ascensão, logo atrás do crânio. O comprimento do pescoço é fator muito importante para obter-mos uma cão bem balanceado e com uma correta colocação de ombros.
Pescoço muito curto - compromete a colocação dos ombros provocando um encaixe incorreto dos mesmos e interfere seriamente na movimentação dianteira do cão que deve ser livre e de bom alcance.
Pescoço muito longo - Dá ao cão a aparência de Terrier.

Membros Anteriores: 
Os ombros devem ser colocados bem para trás. Em uma correta colocação de ombros, a escápula deve formar um ângulo de 45o com o chão, formando uma correta angulação com o antebraço e colocando as pernas dianteiras bem abaixo do cão. A escápula e o úmero devem ter o mesmo comprimento.
Em Pugs, onde um dorso curto e linha inferior baixa é procurada, nós podemos encontrar muitos cães com escápulas moderadamente inclinadas ou úmeros muito curtos, ou ambos, o que dá um bonito mas faltoso contorno ao cão. Uma falta comum que podemos encontrar é uma inclinação de ombros reta com úmeros muito curtos, causando a "frente do Tipo Terrier". Se os ombros são colocados bem para trás mas possuem úmeros curtos, eles não poderiam cobrir o solo adequadamente. Já uma colocação de ombros mais a frente do que o normal daria ao cão um indesejável comprimento de corpo e uma junção abrupta da linha do pescoço com a cernelha.
As pernas dianteiras além de possuir ossos fortes e retos, também deve possuir boa musculatura e fortes metacarpos a fim de suportar a pesada frente de um Pug.
Um cão maduro deve possuir fortes músculos no lado externo das pernas dianteiras, formando assim uma suave curvatura vista de frente. Isto as vezes pode dar uma errada impressão de que o cão possui os ossos curvos, e cabe ao juiz examinar atentamente toda a frente do cão para se certificar.
Os metacarpos possuem um suave declive e não devem ser totalmente retos, para que o cão possa absorver mais facilmente o choque de suas passadas. Um metacarpo totalmente reto sobrecarrega as articulações do cão, além do que prejudica seriamente o equilíbrio dinâmico realizado pelos anteriores. Porém não devemos confundir uma leve angulação de metacarpos com metacarpos cedidos, pois estes não suportando a pesada frente do cão, sobrecarregam seus músculos. 

Corpo:
O corpo deve possuir aparência quadrada, atarracada e com garupa curta. A linha inferior atinge os cotovelos e ascende gradualmente para a traseira com a barriga pouco marcada. O peito deve ser largo, porém não tão largo quanto os de um Bulldog, o que seria uma falta. O peito de pombo é uma projeção anormal do osso esterno e deve ser penalizado.

Pés
Os pés devem ser cheios, com almofadas plantares fortes e espessas e de cor preta. Os dois dedos do meio devem ser moderadamente mais longos que os demais. Ergots nos posteriores devem ser removidos. Lembrar que o cão deve possuir pés suficientemente fortes para suportar seu peso.

Cauda: 
A cauda deve o mais apertada possível e curvar-se sobre os ilíacos. O duplo enrosco é o preferido, mas os cães que possuem apenas uma curva não devem ser penalizados. O cão pode carregá-la para qualquer um dos lados.

Movimentação:  
O Pug deve movimentar-se com rastros duplos, tendendo ligeiramente para a linha de gravidade. Em ida e volta, ao observarmos sua movimentação de posterior, podemos notar perfeitamente a leve diferença de largura que há entre seu trem dianteiro e traseiro, motivo pelo qual o cão executa um leve "roll", ou seja, um leve balanço do posterior causado pela frente mais larga que a traseira. Em minha opinião, em um julgamento o cão deve ir e voltar em um trote lento para que o juiz possa observar mais atentamente esta sua característica, e ao mover-se em circulo exibir a força e determinação de suas passadas. Apesar de seu corpo pesado e atarracado, o Pug deve mover-se com elegância e leveza.


Pelagem: 
Apesar do padrão não mencionar, o Pug possui um sub-pelo fino e denso, principalmente nos faws. A pelagem dos pretos é um pouco mais rústica ou áspera que dos faws e muitos pretos não possuem sub-pelo. Pelagem muito longa ou muito áspera é considerado falta.

Cor: 
Nos fawns, os pelos escuros ou pretos não devem exceder além das marcações especificadas no padrão, usualmente podemos encontrar cães com certo esfumaceamento sobre a cabeça, pernas ou peito e isto é considerado falta. Os pretos devem ser o mais sólido possível sem apresentar manchas enferrujadas ou pelos faws pelo corpo.


Tamanho e Peso:
O padrão do Pug não especifica altura de cernelha, mas o seu tamanho deve ser proporcional a seu peso. Não devemos esquecer de que o Pug pertence ao grupo dos cães toys não devendo portanto ter tamanho exagerado, e ao mesmo tempo não ser tão pequeno ao ponto de interferir em sua figura forte e sólida.

Pele e Rugas (omitidas no padrão):
Uma outra característica importante para um Pug são as rugas e pele solta. Além das rugas da face que são essenciais, o cão possui pele solta na garganta e pescoço que deve se apresentar como grandes dobras. Pequenas rugas podem ser vistas também ao redor das juntas da munheca. Porém as rugas e dobras de um Pug não devem nunca ser exageradas ou ultrapassar as áreas especificadas neste parágrafo, o que seria uma falta (cão do tipo Shar-pei).



Onde Comprar o filhote de Pug?
Canil Taj Mahal (especialista em Pugs) possui linhas de sangue consagradas mundialmente com lindos filhotes  massudos e carinhosos. Exemplares com Pedigree, Microchip e Atestado Sanitário.
Ligue agora para 53 8436 8518 e reserve seu lindo filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...