sábado, 30 de abril de 2011

Cuidados

Informamos que encerramos as atividades do Blog Doutor Pug. No entanto, convidamos a conhecer o site dedicado especialmente a eles: Pug Brasil o mais completo site do Brasil sobre a Raça, onde você encontra informações completas sobre a Raça, podendo participar do Fórum de Perguntas e Respostas. Esperamos Você!

Os Pugs são cães de fácil manutenção, devido a sua pelagem curta, não necessitando de muitos cuidados especiais.
Pug


Como qualquer cão, deve ser alimentado somente com ração de boa qualidade e ter sempre água limpa e fresca à disposição. 

Deve-se evitar, sempre, doces, alimentos muito gordurosos e condimentados. 
Muitos têm tendência à obesidade, então deve-se limitar a quantidade de ração que, para os adultos, deve ser oferecida duas vezes ao dia. 
Um pote com água limpa e fresca deve ser sempre deixado à disposição do cão. É importante lembrar: chocolate é considerado veneno para os cães, pois prejudicam o fígado.

Deve ter uma cama limpa, confortável e abrigada de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Jamais deve ficar na rua. 

Os Pugs são cães para dentro de casa.

Com relação à pelagem, deve ser escovada diariamente, para remoção de pelos mortos que, de outra forma, caem pela casa. 
Soltam muito pelo, principalmente no outono e na primavera. 
As escovadelas diárias ajudam neste processo, e evitam a sujeira excessiva da casa. Durante a escovação, pode-se aproveitar para examinar a pele e o pelo do cão, a procura de lesões e ectoparasitos, que devem ser prontamente combatidos. 

Uma alimentação com ração de boa qualidade é importante para evitar a queda excessiva dos pelos, até mesmo nos períodos de "muda".

Os olhos, quando apresentarem corrimentos e/ou secreções, devem ser limpos com solução fisiológica (solução de NaCl a 0,9%).

Se for possível, os dentes devem ser escovados diariamente, ou pelo menos semanalmente, com uma escova macia e pasta de dentes especial para cães, encontrada nas pet shops.

Pelo menos semanalmente, as rugas ou pregas da cara devem ser limpas, principalmente a de cima do nariz, que é bastante profunda. O ideal é limpá-las diariamente. 
Isto pode ser feito com algodão ou gaze umedecido em óleo mineral neutro ou solução fisiológica. Alguns proprietários usam lenços umedecidos para limpeza facial humana ou para a higiene de bebês. É importante que o produto utilizado seja hipoalergênico e testado dermatologicamente. O ideal é testar o produto no seu cão, para ver se ele o tolera bem. Depois de limpa, a ruga deve ser completamente seca com lenços macios de papel. É muito importante manter esta ruga seca, para evitar dermatites.

Os ouvidos devem ser limpos a cada semana, com um produto específico, óleo mineral neutro ou lenços umedecidos.

Muitos Pugs são alérgicos a qualquer produto que apresente perfume, inclusive lenços umedecidos e soluções tipo higiapele. Nestes casos, é recomendado que a limpeza das pregas seja feita somente com óleo mineral neutro, comprado em farmácias, ou solução fisiológica. Logo após a limpeza, as pregas devem ser bem secas com lenços macios de papel.



Banhos

Os banhos devem ser dados com pouca freqüência: quanto menos, melhor. NUNCA com intervalo menor do que 15 dias. Uma freqüência maior pode desencadear problemas de pele, provocados por fungos, ou outras dermatites. 



Após o banho, com xampu ou sabonete neutro, o cão deve ser completamente seco, com toalha e secador de cabelos, mesmo no verão. 
Estes cuidados devem ser tomados porque os Pugs apresentam pré-disposição a dermatites, principalmente por fungos, devido a grande densidade de pelos, o que dificulta a sua secagem.

Onde Comprar o filhote de Pug?

Canil Taj Mahal (especialista em Pugs) possui linhas de sangue consagradas mundialmente com lindos filhotes  massudos e carinhosos. Exemplares com Pedigree, Microchip e Atestado Sanitário.
Ligue agora para 53 8436 8518 e reserve seu lindo filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...