sábado, 7 de maio de 2011

Dicas de Saúde


Informamos que encerramos as atividades do Blog Doutor Pug. No entanto, convidamos a conhecer o site dedicado especialmente a eles: Pug Brasil o mais completo site do Brasil sobre a Raça, onde você encontra informações completas sobre a Raça, podendo participar do Fórum de Perguntas e Respostas. Esperamos Você!

Espinhas
Os Pugs apresentam, ocasionalmente, espinhas, a partir da puberdade. Estas espinhas são causadas por bactérias, e aparecem, geralmente, na face, principalmente na região do focinho, mas também pode aparecer perto dos olhos. Este problema pode ser mais freqüente quando o pote de comida não é mantido limpo: ele deve ser bem lavado após cada refeição, pois a presença de restos de alimentos favorece a proliferação de bactérias que, entre outras coisas, podem causar estas espinhas.
As espinhas nunca podem ser espremidas; isto só causa dor ao animal e faz com que haja disseminação do problema pela pele da vizinhança. Um tratamento eficiente para combatê-las é a utilização de tintura de iôdo (solução entre 2 e 4%). O iôdo deve ser aplicado em cima da espinha, duas vezes por dia, até que ela seque e desapareça. Atenção: tome muito cuidado para o iôdo não cair nos olhos e nas mucosas! Quando a espinha seca, a pele morta escama, e após esta escamação a pele do local afetado volta ao normal, não ficando nenhuma marca.

Frieiras
É comum o aparecimente de "frieiras" entre os dedos dos Pugs. Elas são causadas por fungos, e se manifestam quando as patas do cão não são bem secas após o banho ou um passeio em local com grama ou areia úmida, ou poças de água. Após instalado o problema, freqüentemente ocorre infecção secundária por bactérias. É um problema muito doloroso, no início os cães ficam lambendo freqüentemente as patas, e, com o agravamento do quadro, chegam a mancar. Para evitá-las, deve-se sempre secar as patas do cão nestas ocasiões, com secador de cabelos.
Um tratamento eficiente e simples para este problema é o seguinte: duas vezes por dia, limpa-se muito bem o local afetado com água oxigenada a 10 volumes, para combater as bactérias oportunistas. Depois, seca-se bem o local com secador de cabelos. Logo após, coloca-se um talco antisséptico, como o polvilho antisséptico Granado, ou pó Pelotense, no local. O tratamento deve ser feito até que desapareça completamente o problema.

cushings disease in dogs

Dermatite Alérgica por Pulgas (DAP)
Muitos Pugs apresentam a DAP. Nesta doença, surgem feridas nos locais das picadas de pulgas. Estas feridas têm origem alérgica e, após instaladas, podem ser infectadas por bactérias. Dependendo da extensão do problema, causam muita coceira, queda de pêlo e mal-cheiro, sendo que alguns cães ficam tão atormentados que deixam de comer.
Para se evitar o problema, deve-se deixar o cão totalmente livre de pulgas, assim como o ambiente onde ele vive, onde ficam mais de 90% das pulgas, na forma de ovos e larvas.
A maneira mais eficiente para combater e evitar o problema é a utilização de produtos que atuam de forma sistêmica, espalhando-se pela gordura da pele ou pelo sangue do animal. Eles combatem não somente as pulgas, mas também carrapatos, alguns tipos sarna e alguns endoparasitos (vermes internos), dependendo do produto. A maioria destes produtos deve ser aplicada na pele da nuca do cão, onde ele não consegue lamber. Existem várias produtos para este fim, alguns são de aplicação mensal, outros de aplicação trimestral. O ideal é conversar sobre isso com o Médico Veterinário de sua confiança. Na internet pode-se obter muitas informações sobre estes produtos. Não use nenhum produto sem conhecer tudo sobre sua atuação e possíveis efeitos colaterais.

Dicas para a pele e pêlo saudáveis
Os pugs têm pré-disposição a dermatites. Existem algumas atitudes para minimizar este problema:
1) Dar somente ração super-premium ao cão; a qualidade da alimentação reflete-se na pele/pêlo e na saúde do cão.
2) Dar poucos banhos; o intervalo mínimo aceitável é de 15 dias, mas é melhor dar banho uma vez por mês, ou menos, dependendo da necessidade. Os banhos retiram a gordura natural da pele, que tem uma ação protetora sobre ela. Além disso, uma freqüência de banhos exagerada causa um desequilíbrio no pH da pele, aumentando a susceptibilidade a dermatites.
3) Escovação diária, que além de remover os pêlos mortos, massageia a pele, melhorando a circulação local, consequentemente, melhorando a "saúde" da pele, o que se reflete na beleza do pêlo.
4) Dar levêdo de cerveja como suplemento alimentar, dois ou três comprimidos em cada refeição, quebrados e misturados à ração. O levêdo é uma fonte natural de vitaminas do complexo B. Não tem contra indicações e é ótimo para a saúde da pele/pêlo, principalmente em períodos de troca de pêlo e no tratamento de dermatites.

Pêlo bonito = pele saudável
Pele saudável = pêlo bonito

Onde Comprar o filhote de Pug?
Canil Taj Mahal (especialista em Pugs) possui linhas de sangue consagradas mundialmente com lindos filhotes  massudos e carinhosos. Exemplares com Pedigree, Microchip e Atestado Sanitário.
Ligue agora para 53 8436 8518 e reserve seu lindo filhote.

Um comentário:

  1. É UMA PERGUNTA MEU CÃO FEZ 1 ANO E NOVEMBRO DE 2011,ELE ESTES DIAS TEVE COMO UM DISMAIO A HORA QUE CHEGUEI EM CASA.ELE ESTAVA SÓ E A CASA COMO NÃO É DE COSTUMA ,ESTAVA TODA FECHAD.LEVEI VETERINARIA FEZ EXAMES E NÃO DEU NADA GRAÇAS A DEUS. ELE ESTA COM 11 KL.ISSO FOI DEVIDO AO CALOR?FIQUEI APAVORADA E MOLHEI A CARA DEDE.
    E GOSTARIA DE SABR QUAL RAÇÃO DEVO DAR ,ELE COME DOG SHOW PARA PEQUENO PORTE 2 VEZES AO DIA.
    E ADORA DE MANHÃ UM PALITINHO,DEVO CONTINUAR DANDO. A RAÇÃO DIET É MUITO CARA E COMO TENHO MAS 2 PIT BUL NÃO DA
    QUAL DEVO DAR. MEU EMAIL -E lu_fragsmiranda@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...